domingo, 16 de dezembro de 2012

Cara lavada! Sim, você pode!

Eu não sei, não faço ideia de quem foi a alma santa que instituiu que mulher precisa estar maquiada 24h por dia!
Não! Não sou  nenhuma feminista frustrada. Nem muito menos invejosa. E sim. Sei me maquiar (eu acho, rss) e gosto de me maquiar. Quando quero.

E sei bem, não sou inocente nem cega, que uma mulher maquiada chega a ser mais bonita, ou em alguns casos, melhor apresentável...

O que me deixa pensativa é... Realmente precisamos estar maquiadas 24h por dia?
É feio não estar maquiada?
Não se maquiar é sinal de desleixo?

Quando entro numa loja do Boticário eu me aflijo com dois sentimentos antagônicos.
Eu acho lindo aquele ar de glamour das vendedoras. Sempre maquiadíssimas... pele perfeita.
Mas depois... como deve ser chateante ser obrigada a se maquiar...
E fico pensando, como elas seriam de fato, sem todo aquele arsenal bélico...
Mais? ou menos interessantes? Mais? ou menos bonitas?

Cada um faz o que quer, não acha? E usa o que lhe convém... Concordo.

Mas eu penso cá com meus botões, se tudo isso não foi incrustado dentro das mentes femininas e masculinas. Vejo meninas se maquiando como se fossem a bailes, somente para ir a escola. E isso se prolongou, então posso dizer que se maquiam como se fossem a bailes, para irem a faculdade.
Será que realmente elas não sabem como são bonitas?
Será que elas acham que aquilo tudo realmente é necessário?

Há algum tempo vi um documentário de um antropólogo dizendo que na Natureza (com N maiúsculo) são os machos que são mais "enfeitados". E tudo isso tem um propósito: facilitar o acasalamento. São os pombos que têm as penas mais coloridas, o pavão macho também, são os machos que fazem piruetas para chamar a atenção das fêmeas, ou cantam.... enfim. São eles.
E nós, na nossa infinita capacidade de modicar e alterar... conseguimos alterar isso também... Frases do tal antropólogo. Traduzo e resumo: hoje são as fêmeas da espécie humana que se pintam e fazem piruetas.
Achei meio extremista, mas fez um sentidozinho pra mim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário