segunda-feira, 11 de junho de 2012

CUSTA CARO SER MULHER

Ok. Vivemos num mundo consumista. Extremamente consumista. E todo dia vemos lançamentos de cosméticos, roupas e acessórios. E de repente bate uma vontade imensa de ter os cabelos da Ana Paula Arósio, da Gisele Bündchen ou da Luiza Brunet, de ter o corpo da Nicole Scherzinger, a pele lisa e luminosa da garota da propaganda do creme anti-idade. E por aí vai...

Tirando que todas nós sabemos, às vezes lá no fundo, que nunca (ou dificilmente) aquele shampoo transformará seus cabelos, que aquele creme não funciona na sua pele, que aquele batom não é longa duração, que aquele creme firmador não firma, e que aquela máscara de cílios não aumenta suas pestanas... nós todas vivemos rodeadas por markenting, por desejos e... ilusões.

Alguns psicólogos dizem que mulher se arruma para... outra mulher. Sempre assim. Sempre querendo se sobressair. Tudo bem, eu acho que isso é uma meia-verdade. Quem é mulher sabe do peso do olhar e da aprovação de outra mulher. Ou de repente só uma outra mulher saberia identificar e apreciar certas vaidades femininas. Aliás, nossa imagem é nossa primeira arma. Nem estou falando de sedução. Estou falando na vida mesmo. E eu já senti isso na pele, e quem nunca sentiu? É fato que se você entra desarrumada numa loja desconhecida, provavelmente será mal atendida. Pode-se cogitar aí a autoestima, mas tem muito mais coisa por trás disso. Tem a impressão da outra pessoa sobre você. E em entrevistas de emprego? Pedidos de empréstimo bancário?

A mulher que tem um nível suficiente de vaidade não gasta pouco. E homens em geral desconhecem isso. Desconhecem o gasto e o trabalhão (algumas vezes dor) que dá ser mulher. E alguns até casados nem fazem ideia do que uma mulher precisa para se manter, no mínimo, aceitável. No mínimo, eu disse (escrevi).

Ser mulher realmente custa caro. E nem estou falando das supérfluas. Estou falando de mulher que se cuida. Talvez pelos hormônios ou pela imposição da sociedade, a mulher precisa de maiores cuidados. Mulher que não dorme bem sente os efeitos na pele, no cabelo. Então, acho que nisso, a sociedade pouco influencia...

Poderia elencar aqui diversos produtos que são necessários às mulheres. Mulher precisa de depilação (e de loção calmante pós depilação). E depilação em uma área muito maior do corpo que a ala masculina. Não importa o método de depilação usado, ela precisa. E benditas (e invejadas) as mulheres que não nasceram com pelos. Sim, elas existem. Em quantidade pequenas, mas existem. E algumas precisam de banho de lua, aquela descoloração nos pelos.
Mulher precisa de hidratante corporal. E que seja cheiroso e de rápida absorção. De shampoos e cremes capilares para dar conta do que fazemos com nosso cabelos. Ahhh... os cabelos... mudam de cor (precisamos de tintura), estica e puxa (precisamos de secador e chapinha), progressiva (precisamos de cabeleireira),escova inteligente... coitados dos fios. Daí temos as máscaras de tratamento semanal, os cremes de pentear, creme termo ativado,  silicone para as pontas, vitaminas...
Mulher precisa de cremes e mais cremes faciais. Esfoliante, creme calmante, loções diversas. Máscaras faciais. Creme demaquilante...
Mulher precisa de pinça. Mulher precisa de acetona. Claro, para tirar o esmalte. Precisa de lixa de unha.  De lixa para a sola do pé. Mulher precisa de esmalte. E não conheço mulher, por mais simples que seja, que não goste de esmaltes. Mulher precisa de espátula e alicate para as unhas (para as cutículas na verdade). Por mais que elas visitem o salão toda semana, é bom ter um kit de emergência em casa.
Mulher gosta de perfume. E quem não gosta de mulher perfumada?
Mulher tem que gostar de filtro solar. Ninguém quer chegar aos 45 anos com aparência de 60.

E nem vou adentrar no item maquiagem, porque mulher precisa de maquiagem. E ponto. Nem que seja batom. Não digo que elas precisam estar maquiadas 24h por dia, mas um batom já faz a autoestima da mulher dar uma subidinha. As mais loirinhas que o digam.
E ainda existem os tratamentos específicos: limpeza de pele, anticelulite, antiestrias, tratamento com dermatologista contra manchas, pelos, etc. E tratamento hormonal, ortomolecular, etc. E acredite, tudo no final costuma fazer grande diferença.

E quanto roupas e acessórios? Bem, também não vou adentrar neste item tão extenso. E contraditório.
E ser mulher custa caro.
E ainda temos que aturar aquela perguntinha cretina: "Pra quê tudo isso?" Ahhh...pobre do homem que pensa isso. Coitado dele se não fossem todos esses "segredos femininos". Provavelmente ele deve achar que as mulheres belas que vê na tv ou em revistas, são belas, por mágica e naturalmente. Nasceram e permanecem assim por dádiva divina. É... mas até elas precisam de MANUTENÇÃO. Pensam também que elas não gastam horrores em academia, alimentação, e tratamentos caríssimos. Certo dia eu ouvi um homem falar "Nossa! O que eu não faria se eu pegasse uma mulher dessa..". Ele se referia a Dani Souza, a Mulher Samambaia. Eu pensei na hora "Você não faria nada, porque provavelmente uma mulher dessa gasta o seu salário só pra manter a bunda dela".

Existem os homens descrentes, aqueles que acham que mulher fica igual com ou sem vaidade. Com ou sem cuidado. Você se lembra ou sabe quem é Norma Jean? Pense um pouco... tic-tac, tic-tac...
Um dos ícones de beleza de todos os tempos.
É... mas quando era apenas Norma Jean (clique no link) não fazia sucesso. Duvido que o presidente dos EUA se aproximaria dela. Mas de Marilyn Moroe todos lembram, né?! Veja aqui e aqui.
Elas são uma mulher só. A mesma mulher. Não que Norma fosse mais feia que Marilyn. Não. Mas a última era mais... digamos, apetitosa. E o que um bom trato não consegue fazer, não? Tintura, alisamento, tratamento, roupas, acessórios...
Eu adoro esta foto dela aqui.
Temos muitos exemplos nacionais também. Muitas fotos circulam com antes e depois da fama. A ex-dançarina Carla Peres é um exemplo clássico.

Existe um ditado "mulher que não se enfeita se rejeita", e um irmão do meu avô dizia sempre que mulher sem maquiagem é igual comida sem tempero, rs. E ainda têm os homens que gostam sim, das mulheres bem arrumadas e vaidosas, desde que não sejam a deles. Mas isso é um outro assunto... Isso me lembrou aquele texto maravilhoso de Marina Colassanti Para que ninguém a quisesse. Vale a pena lê-lo.
E também me veio à cabeça um texto que rolou pela internet tempos atrás Porque os homens devem pagar a conta. Longe de defender algo assim... mas o texto é bem "interessante" e quase toda mulher se enxerga nele.

E além de custar caro ser mulher... demanda tempo e paciência. Mútua, às vezes. rsss






Nenhum comentário:

Postar um comentário