quinta-feira, 7 de junho de 2012

Eu sou sincera. E quem perguntou?



Ultimamente tenho visto muitas pessoas endeusando a tão almejada (e desejada?) SINCERIDADE.
Ficam postando fotos, frases de como são sinceras. Ficam dizendo que são sinceras aos 4 ventos. E como a sinceridade faz parte delas.
Hum... Legal... Muito legal...
Será que realmente elas sabem o que é sinceridade?
Meu dicionário Aurélio tem o verbete sincero (adj) "1. que se expressa sem intenção de enganar, 2. Verdadeiro, autêntico. # Sinceridade.
Ok.
Então, onde está escrito que sincero é aquele que diz o que pensa?
Ou, onde está escrito que sincero é aquele que diz qualquer coisa (merda) que pensa?
Isso, se esse ser pensar, né?

Segundo o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, a palavra sincero vem do latim sinceru, (puro) e quer dizer “verdadeiro; que diz francamente o que sente; em que não há disfarce ou malícia; leal; simples.”
Etimologicamente, a palavra vem de sincera, que é a junção de duas outras palavras do latim, “sine cera” e foi inicialmente utilizada pelos romanos. Isso porque os artesãos ao fabricarem vasos de barro, muitos rachavam-se e para esconder tais defeitos, era usando para tal uma cera especial. “Sine cera” queria dizer “sem cera”, que era a qualidade esperada de um vaso perfeito, muito fino, que deixava ver através de suas paredes aquilo que guardava dentro de si. O vocábulo sincero evoluiu e passou a ter um significado muito elevado. Sincero, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. Aquele que é sincero, como acontecia com o vaso, deixa ver através de suas palavras aquilo que está guardado em seu coração, sem nada temer nem ocultar.
E ainda temos outras histórias envolvendo o "sine cera":
1) Nos bailes de máscara frequentados pela nobreza, as máscaras eram feitas de cêra, e quando um homem desejava conhecer uma mulher como ela realmente era, dizia-se que queria conhecê-la “sine cera”
2) Antigamente, nas vilas, os vendedores de mel, ao vender seu produto de porta em porta, diziam aos moradores que podiam confiar que o mel era puro, "sine cera", pois o mel com cera era de qualidade inferior…
Contudo não devemos confiar nessas histórias, quanto a etmologia e significado, pois também a palavra é viva e com isso sofre modificações no seu significado.

Mas o que quero aqui não é investigar a origem do vocábulo e sim seu uso desmedido. Se não bastasse seu uso desmedido (do vocábulo), existe uma inversão, uma má interpretação do que seja "ser sincero".

Reitero que ser sincero não é dizer o que se pensa a todo momento pra qualquer pessoa em qualquer circunstância. Isso me lembra muito aquele SUPER SINCERO que passava no Fantástico. E aquilo pra mim (tirando o tom do humor) é ser deseducado, inconveniente, etc.

Eu, sinceramente, não sei de onde surgiu esse movimento dos SUPER SINCEROS.

As pessoas estão se tornando grosseiras (mais do que já são) e achando que isso é normal. Que isso é ideal. Que isso é o desejável. E não é. E pior: a maioria destas pessoas, que a sinceridade é tamanha, não aguenta ouvir a verdade. Logo que ouvem a verdade de outra pessoa (que não condiz com sua verdade pessoal) saem proferando injúrias, ataques pessoais, xingamentos, etc. Não aguentam  A VERDADE.

Não estou fazendo movimento anti-sincero, ou movimento pró-hipocrisia. Não, longe disso.


Mas...  O QUE É VERDADE? Qual a verdade? Qual a verdadeira verdade?

Eu não tomo Fanta Uva. Eu não gosto de cabelo repicado (mesmo que os hair stylist digam que é o must), eu não uso calça saruel, nem macacão, não uso biquini fio-dental, não uso esmaltes fluor. Não votei no PT. Cursei faculdade pública. E como carne, vez ou outra. E daí? Quem perguntou.
E não gostar ou não usar qualquer dos exemplos me dá o direito de sair falando mal (e grosseiramente) da pessoa que ingere Fanta Uva? Eu devo ataca-la? Enfim...

É isso. Bastaria a pessoa refletir sobre isso. E então ela se calaria... guardaria para ela seus achismos, suas verdades (falsas-verdades, meias-verdades, etc).

Até que ponto falar o que pensa é sinal de sinceridade?

Isso me lembra uma frase

"O ser humano demora 2 anos para aprender a falar e uma vida inteira para aprender a calar".





Um comentário: