quinta-feira, 19 de maio de 2011

CURITIBA - A CIDADE DA VELOCIDADE MÁXIMA



Acabo de chegar de viagem. De chegar de Curitiba. Já perdi a conta de quantas vezes estive nessa cidade ...  
Eu tive a boa sorte de conhecer várias cidades em vários estados desse nosso Brasil. E posso afirmar que Curitiba é a cidade onde os motoristas são mais nervosos, mais agitados e mais apressados. E é a cidade onde tenho medo de dirigir ou de simplesmente sair de carro. É tenso o trânsito dela.
Curitibano já tem a fama de ser chato (para não usar outra palavra mais ofensiva) mas ao volante ele é pior ainda. E eu posso falar com certa propriedade já que tenho parentes que moram e são de Curitiba, um dos motivos que me leva a sempre frequentar a cidade.
Eu amo de paixão passear por ela. Ainda mais na véspera de Ano Novo quando os curitibanos viajam e deixa a cidade todinha. Sem correria. Sem buzina. Sem stress. Sem tensão. A cidade é linda. Limpa. Barzinhos e restaurantes maravilhosos. Adoooooro a Feirinha do Largo da Ordem.
O que acontece em Curitiba é o seguinte: Numa via em que a velocidade limite é 40 km/h (perto de escolas, por exemplo) os curitibanos passam a 60km/h. Es e você respeitar esses limites de velocidade os curitibanos passam por você buzinando e acenando raivosamente. As vezes xingando.
Numa via onde a velocidade limite é 90km/h eles estão a 110km/h ... pra mais. E se você não sair do caminho deles certamente levará uma bela buzinada. Curitibano não tem medo de dar buzinadas. Creio que na auto escola deve ser a primeira coisa que eles aprendem. Enfim ...
Já tentou descer pra Morretes de domingo de manhã pela Estrada da Graciosa? Se já tentou e você não é curitibano sabe bem do que estou falando.
Se nunca tentou e pretende tentar saiba que você precisará acordar bem cedinho pra evitar a fúria dos curitibanos. Eles descem e sobem a estrada sinuosa e escorregadia da estrada (que é de paralalepípedo inaugurada em 1873) a mais de 60 km/h o que é muito arriscado. E você que está lá passeando, vendo a paisagem e sentindo aquele ar puro e maravilhoso  é pressionado a colocar o pé no acelerador ou aguentar o carro atrás de você fazendo pressão e dando sinal de luz. Porque são pouquíssimos lugares onde é possivel se fazer uma ultrapassagem segura. E o curitibando está com pressa e atrasado. Eles sempre estão com pressa.
Pior que o povo de Curitiba já está tão acostumado a essa velocidade que eles acham normal. E quando vão para outras cidades acabam atrapalhando o trânsito.
Devido ao  trânsito ser assim tão acelerado creio que por isso existam tão poucos motociclistas se comparados a cidades de mesmo porte. Bem, isso é até certo ponto bom. Eu pelo menos acho.
Mas sempre, sempre rola um stress quando vou a Curitiba. Numa das vezes em que fui de ônibus um carro bateu no ônibus e fugiu. O motorista muito calmo disse: “Aqui em Curitiba é assim mesmo, todos estão com pressa.”
O lado bom de Curitiba é a limpeza. É uma cidade limpa. Também são os restaurantes e bares. Visitei vários mas só consigo de me lembrar o nome do   Scavollo ,  Madalosso (Comida italiana) e do bar  AOS DEMOCRATAS. As casas de chá e restaurantes perto de onde acontece a  FEIRA DO LARGO DA ORDEM também merecem destaque. Aquela arquitetura antiga ... é um charme e eu adoro.  A CASA LILÁS é lindinha, o jardim dos fundos é maravilhoso, encantado. 
O pessoal de Curitiba mesmo sendo fechado e algumas vezes antipático não é de ficar reparando como você se veste. Existe uma pluraridade ao se vestir. Na moda em geral. Não é do tipo de cidade onde você chega e se sente brega ou fora de moda. Se você também viaja bastante já sabe como ir sem chamar a atenção e sem parecer um ET mas dependendo da cidade não tem jeito. Mas Curitiba recebe bem.
Devo citar que a cidade é fria. Fria mesmo. E nublada. E você corre o risco de ter as 4 estações do ano num só dia. Essa é uma máxima verdadeira. Quando eu vou pra Curitiba minha mala sempre é dantesca pois nunca sei como o clima vai estar. Já passei frio no verão. Já passei calor no inverno. Então se prepare para levar botas e sandálias, casacos e calças, blusinhas de alcinha e shotinhos.
Curitiba não é uma cidade onde eu gostaria de morar. Mas é uma cidade gostosa pra se passear.
Pra quem gosta de praia favorece. Fica pertinho.  Eu adoro Morretes, a Estrada da Graciosa ... comer Barreado ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário