sábado, 28 de maio de 2011

GOIÂNIA ... BOAS LEMBRANÇAS



Goiânia a cidade grande com jeito de pequena. Goiânia é uma cidade linda. Eu achei.
Muito amistosa. Calorosa. Calorenta. Cidadezinha quente sô. Mas muito linda.
É uma das poucas cidades onde me entusiasmei a morar. De verdade.
Gostei de comércio. Gostei das pessoas. Gostei dos ares. Gostei do trânsito. Apesar de ter estranhado que as esquinas aceitam carros estacionados nelas. É verdade. Aqui no Sul isso dá guincho. E vexame.
Assim, sempre ouvia que quando a gente “sobe” o Brasil parece que estamos em outro país. Em partes isso é verdade. São pessoas, dialetos, costumes diferentes. Notei que o pessoal de Goiânia tem predileção por estampado (naquela época). Muito estampado. Oncinhas. Roupas curtas e decotadas. Também pudera, o calor lá é grande. A maioria tem olhos esverdeados ... talvez não a maioria mas uma parcela grande, o que me chamou a atenção. Muitas pessoas da Bahia, do Mato Grosso e Rondônia.
As mulheres tem o corpo um pouco diferente. Mas isso eu já tinha notado quando trabalhei em uma empresa de confecção (jeans). As mulheres de lá são mais baixas, tem as pernas mais grossas e uma cinturinha mais fina e um pouco menos de seio. Tanto que quando fui pra lá estava na moda usar macacões e eu tive dificuldade de achar um que coubesse e ficasse bom em mim. A cintura ficava mega apertada, assim como os seios. [Gente isso não foi uma crítica, tá?].
A culinária de lá é muito boa. Pra quem gosta, assim como eu, de comer bem e não passar fome. Conhecemos um casal do RJ que mora lá há anos. Mais de quinze anos e disseram não trocar Goiânia por nada. Nem pelo RJ. Goiânia chega a ser tão quente quanto o Rio. Mas o ar é mais seco em Goiânia. O que de certo modo é uma vantagem. Principalmente pra mulher que usa maquiagem e pilastra (chapinha) no cabelo. Hehehe.
Fui super bem atendida na cidade. Tanto nos hotéis, quanto das lojas e restaurantes. Claro, sempre existe uma diferencinha. Creio que seja cultural mesmo. Mas a gente se acostuma. E quando volta pro Sul acha todo mundo muito apressado, muito exigente e muito chato. Só pra você ter uma ideia um dia estava na recepção de um hotel esperando meu marido. O recepcionista atende uma ligação de um pessoal de Maringá-Pr querendo reservar 8 quartos no hotel. Pois viriam em “caravana” pra um concurso. E ficariam 3 dias na cidade.  Vocês acreditam que o recepcionista simplesmente atendeu, respondeu as perguntas e não fez questão nenhuma de anotar nenhum dado do cliente? Nenhum. Ele nem tentou convencer o cara do outro lado da linha. E quando questionado se o hotel ficava perto do local das provas ele disse que o hotel não ficava muito longe não. Caminhando daria uns 40 minutos. [Essa distância é relativa, né?]O que mais me intrigou foi quando ele disse na maior naturalidade para o patrão o fato ocorrido. E eu pensando que o patrão iria dar-lhe uma boa bronca, o que o patrão fez? Sacode a cabeça e diz: “Cota três táxis e veja quanto fica daqui lá ao colégio. Se o cara voltar a ligar passa a cotação pra ele”. Só isso. Sem bronca. Sem nada. Aqui, o tal recepcionista já seria mandado embora. Puts! Não pegou nem o e-mail? Essa seria uma das perguntas.
Viajei pra Goiania 4 vezes. E numa das vezes fiquei por quase 30 dias. E quase cheguei a ir morar nela. E se fosse ficaria muito feliz.
Visitei a tal Feirinha da meia noite, um restaurante chamado Tucunaré e uma boate chamada Diesel. Bem, visitei mais, mas são esses os nomes que me lembro. Bons dias que passei nessa cidade. A princípio achei a cidade um tanto suja. É verdade. Mas como disse acima a gente acaba acostumando. Na cidade chove quase todo dia. Por isso não pude ir às cachoeiras. Pra dar sorte tem que ir as temporadas de clima seco. Chove mas não refresca. As vezes piora devido ao mormaço. Chapinha no cabelo? É ruim de durar, hein?! Por isso levei muito creme leaving e um baby liss ... só pra ajeitar. As roupas que devem ser levadas são as mais leves possíveis. Certa vez saímos aqui do Sul às 4h da madrugada pra ir para Goiânia (estava cerca de 9 graus). Fui de moleton, meia e tênis e mais uma coberta. Passando por MG eu atirei a coberta para trás do carro. Ao chegar em Goiânia eu já tinha trocado de roupa, hehehe. Saia, rasteirinha, rabo de cavalo e blusinha regata.
É uma cidade que vale a pena visitar.



Goiânia


Um comentário:

  1. Eu nasci em Goiania e hoje moro em Porto Alegre. Confesso que tenho saudade dessa terrinha de gente boa.
    Valdir Pegorer

    ResponderExcluir