quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mulheres ganham 20% menos que homens, diz IBGE

Comentando as notícias do dia. Retirado do site UOL no dia 25.05.11


Pois é! Quem é mulher sabe bem disso. Geralmente as vagas oferecidas aos homens possuem um salário inicial maior.
Na minha região um auxiliar administrativo masculino, com nível superior completo, ganha um salário inicial na faixa de R$ 900,00. Já mulher na mesma condição tem salário inicial na faixa de R$ 700,00.
Isso também pode ser verificado dentro das empresas. Homens ganham mais sim. Não é regra mas é a maioria se você for pesquisar.
Numa empresa onde trabalhei minha gerente sempre reclamava disso. Do salário inferior das mulheres. Ela era gerente comercial e por necessidade acabava fazendo vezes de diretora da empresa cuidando de problemas de outros setores. Se fosse um homem no lugar dela ele ganharia no mínimo uns R$ 2.500,00. No mínimo. Ela ganhava bem menos que isso.
O cargo que eu ocupei nessa empresa havia sido ocupado anteriormente por um homem jovem. Na faixa dos seus 25 anos. E ele não concordou em ficar na empresa pelo salário de R$ 800,00. Devo dizer que eu trabalhei por menos que isso sim. Vergonhoso. Mas é real. E ele não fazia nada mais ou nada melhor do que eu fazia. Aliás, ele fazia era menos. Segundo ouvi de várias pessoas de dentro desta empresa.
Não vou ficar tecendo comentário dos porquês dessa diferença. Mas que é injusta é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário