quarta-feira, 11 de maio de 2011

Plano de aula. Medida do Professor?

Plano de aula. Medida do Professor?
Claudeci Ferreira de Andrade

Meu sonho profissional era ser médico. Por um arranjo superior, as circunstâncias me levaram a ser professor. Agora, fico me justificando, que em termos de missão e contribuição social o médico se assemelha e muito proximamente do professor. Ambos educam para a saúde social.
Como não sei de fato o trabalho de um médico, só na posição de paciente, então fico tentando imaginar como seria um planejamento semanal de atendimentos eficientes de um bom médico e funcionário público. Será que ele teria de adivinhar (grifo meu) os problemas dos pacientes que iriam aparecer? Como prestaria contas a seus coordenadores que também são médicos atendentes, que por certo também farão seus planejamentos? Talvez, não fossem tão bons, se empregassem a maior parte de seu tempo cobrando uns dos outros documentos para justificar trabalho – e os doentes da população pobre morrendo nas filas de espera!
Os médicos que se prezam devem fazer, sim, algum tipo de planejamento que retrate exatamente a competência de um bom profissional, que ganhou o respeito não por planejamentos bem esquematizados em papéis ilustrados para satisfazer os chefes, MAS com resultados. Creio eu, os depoimentos de pessoas tratadas são o melhor relatório de um médico. Mérito baseado na confiança que lhe garante um diploma bem merecido.
Agora, me sinto mais frustrado ainda, tendo que fazer um plano anual, um plano semanal e um plano alternativo, este último, se precisar sair da rotina. No pouco tempo que me resta em casa, não sei se preparo bem minhas aulas ou se fico organizando o caderno de planejamento para entregar aos coordenadores, colecionando, dessa forma, prestígio, como se minha formação e os resultados do meu trabalho não fossem suficientes.
Se a escola é responsável pelo que o professor ensina em sala, manteria melhor controle se ela mesma elaborasse o planejamento que o professor deveria cumprir em sala.; desse modo, agradaríamos mais nossos coordenadores e eles se limitariam em observar apenas se o plano está sendo aplicado.
Se coordenadores fizessem planos anuais, semanais e alternativos, além de inspecionar os nossos, dependendo disso para mostrar um bom serviço, talvez entendessem melhor minha frustração!
Conheço coordenadores que pegam o caderno de planejamento dos professores e passam uma semana para devolve-lo. Enquanto isso, os professores trabalham sem orientação, como se não planejassem! Ou terão, acima de todo sofrimento desnecessário, ainda, de tirar cópia da papelada? Eu me envergonho por eles!
Com um rascunho na mão, todo professor de boa formação dá uma boa aula.
Abaixo o plano B...


Um comentário:

  1. Sou suspeito para dizer que este é um bom texto, mas verdadeiramente o é. Obrigado por divulgar meu trabalho, Infelizmente nenhum comentário, Professor não ler e quer ensinar os outros lerem.

    ResponderExcluir