quarta-feira, 25 de maio de 2011

Maioria dos 40,2 milhões de assalariados em empresas não têm nível superior

Comentando notícias do dia, parte II


Maioria dos 40,2 milhões de assalariados em empresas não têm nível superior


Uma notícia dessa não me espanta. Aliás, me dá medo a longo prazo.
Primeiramente as pessoas não veem grandes motivos para investir num nível superior já que se elas avaliarem o custo/benefício vendo alguns colegas de trabalho saberão que eles não ganham tão mais assim. Ajuda muito, não a subir dentro de uma empresa, mas sim na hora de procurar um emprego qualquer.
Segundo, nível superior não é sinônimo de competência e inteligência. Fato. E em alguns cargos/funções realmente não é tão importante assim ter o tal curso superior. Melhor mesmo ter ética e profissionalismo. E vontade de aprender e fazer certo.
Terceiro ponto, essa banalização de que você só será alguém se tiver nível superior me aborrece. Conheço muitas pessoas inteligentes e cultas que não fizeram uma faculdade ou não ingressaram num MBA ou mestrado. Aí é questão de cultura mesmo. Da pessoa querer aprender. Também conheço muitas pessoas com nível superior que são verdadeiras antas.
Quarto ponto. Daí o governo e seus miquinhos amestrados leem uma notícia dessa e resolvem avacalhar com o ensino superior (leia-se avacalhar mais ainda) abrindo mais vagas, abrindo mais faculdades sem a mínima condição ou preocupação com a qualidade. Eles devem pensar: “Vamos aumentar a quantidade e depois vemos o que se pode fazer na qualidade”. Então vemos pessoas formadas nas mais diversas áreas pecando no mais básico. Cometendo erros grotescos. Daí a culpa é apenas do professor. 
Se investissem num ensino básico de qualidade muitos problemas posteriores seriam resolvidos. E ensino básico de qualidade começa sim na formação de um bom professor, que por sua vez necessitou de um bom ensino básico. Essa boa formação acadêmica do professor é feita numa boa universidade. Uma universidade preocupada com a qualidade desse futuro professor. E não apena$ preocupada com número$ e quantidade de aluno$ matriculado$.
Então vemos os recrutadores e Deptos. Pessoais zombando de candidatos (muitas vezes com diploma de nível superior) que não sabem quanto são 3 dúzias e meia, quantos metros tem em 1 km, que não sabem calcular sem calculadora 25% de R$ 100,00.
Zombam com razão? Tenho algumas dúvidas. Uma delas é: Será que eles mesmos saberiam? Será que o cargo a ser ocupado realmente necessita desse tipo de conhecimento? Não sei. Mas sei que investindo num ensino básico de qualidade essas zombarias acabariam.


Para ler a notícia na qual eu me inspirei para tecer esse post acesse:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/920581-mais-de-80-dos-assalariados-em-empresas-nao-tem-nivel-superior.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário