quinta-feira, 12 de maio de 2011

Movimento Acordar Melhor - Por uma ortografia coerente

Nova Ortografia e Escravidão


* Em 1975 as Academias Brasileira de Letras e Ciências de Lisboa elaboram um novo acordo ortográfico que não foi oficializado por razões políticas
* Em 1986 ocorre um encontro no RJ com os países: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Novamente um novo acordo é firmado mas não viabilizado.
* Em 1990 foi assinado Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entre os países citados acima somados ao Timor-Leste (mas era quase o mesmo acordo de 1975). Acordo esse que só caiu nas "graças" em 2008 pelo presidente Lula.
Portugal ainda não o pôs em prática o que nos leva a pensar que não irá fazê-lo. Existem por lá cerca de 110 mil assinaturas contra o tal acordo.
Então pensemos.
O que mudou de 1975 para 1990?
Em 1975 não havia sequer internet.Um dos vários fatores que contrbuíram para a transformação mais assombrosa que se tem notícia na história.
Em 1975 estavam na época da datilografia.
Comparar os jovens e a linguagem de 1975 com os atuais faz qualquer um assustar. Psicólogos e biólogos defendem que as crianças de hoje já nascem com um  par de cromossomos ativados. O que siginifca que a humanidade vem passando por verdadeira mutação genética.
Ora, um acordo assinado em 1990 está compatível com aquela época em que o professor falava para um estudante que a exceção comprovava a regra e este ria para o professor aquiescendo. Hoje o estudante e qualquer indivíduo riem de quem aceita regras com exceções.
Não faz sentido perder tempo. Ou o que se ensina é lógico, prático ou não lhe desperta interesse.
Não se quer saber de decorar (Ufa! Ainda bem)
Quer-se entender!!!!
Contudo o Acordo por ser de outra época apresenta inúmeras regras com listas de exceções intermináveis.
E este é um dos pontos pelos quais nasceu o Movimento Acordar Melhor (Acesse o site aqui), que defende a necessidade de evoluir na organização das regras ortográficas.
Conheça o Acordar Melhor e faça parte dos que querem uma ortografia mais lógica, sem exceções e decoreba.
(Texto adaptado do professor Ernani Pimentel)



Nenhum comentário:

Postar um comentário