segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mau atendimento dos médicos e dentistas

Nas últimas semanas precisei recorrer ao dentista.
Começo confessando que tenho pavor de dentista. Pavor mesmo. Minha experiência com essa classe não foi das melhores. Acho que a maioria fez escola junto com sádicos e perversos.
Não vou estender em uma introdução avulsa.
A minha birra é com a educação desses profissionais e médicos.
Eles precisam ser tão robotizados durante a consulta? Tão alheios a nossa dor? E olha que não estou pedindo psicólogos. Apenas um bom profissional.
Mal olham para meu rosto. Mal ouvem o que eu digo. Mal me examinam. Por quê não criam a consulta “on line”? Se é que já não existe... Facilitaria a vida de todos.
E essas minhas consultas foram todas pagas. No particular, nenhuma por plano de saúde privado ou público (SUS).
Minha experiência com dentistas não foi das melhores como já disse. Passei perrengues nas mãos deles. Não sabem ser delicados, compreensivos. É assim porque é assim e ponto final. “Você reclama muito de dor”.
Fiz uma avaliação num dentista que durou nem 10 minutos.
Aguardei por 35 min na sala de espera para ser atendida. Quando entrei na sala do dentista um breve aperto de mão. Sentei naquela cadeira e em 5 min estava saindo de lá com um orçamento em mãos. Ele olhou arcada inferior e superior, deu o diagnóstico e tchau. Nem me perguntou se tinha dente doendo(que na reliadade tinha) ou o que eu queria. E se eu quisesse apenas uma limpeza? Ou um clareamento?
Fui a outro dentista recomendado por uma colega. Como não encontrava o telefone dele na lista resolvi passar no consultório. Deixo claro aqui que não pretendia atendimento imediato. Apesar de considerar isso muito bom. Cheguei ao consultório e quando entro me deparo com um homem ao telefone na sala de espera. Aproximei-me da secretária e pedi um cartão que constasse o telefone do consultório. Ela prontamente me deu um e perguntou se era para agendar consulta. Respondi que sim e emendei dizendo que era mais ou menos urgente, pois estava com uma dor de dente leve.
Ela me perguntou se eu estava com pressa, subentendi que de repente eu poderia ser atendida naquele momento ou dali alguns minutos.
Minha surpresa foi saber que o homem sentado na sala de espera era o tal dentista. Ele sequer se apresentou. Disse rispidamente:
“Liga pra marcar consulta depois”. E começou a conversar outros assuntos com a recepcionista. Despedi-me das paredes (sim, das paredes porque ninguém me ouviu) e saí. Perguntem-me se eu voltarei nesse consultório. Vocês já devem adivinhar a resposta.
Falando de médicos, certa vez uma conhecida perdeu um bebê na 22ª semana de gestação (5º mês). A obstetra querendo se livrar logo do fardo da paciente choramingando em seu consultório lascou essa: “Não desanima não. Daqui 6 meses você para com o anticoncepcional e logo vem outro neném.” Puts! Nem passava pela cabeça da médica o que uma mãe sente numa hora dessas. Este ano a tal médica engravidou. E na 16ª semana de gestação teve um sangramento devido a um descolamento de placenta. A vontade da minha amiga era visitá-la e dizer exatamente o que tinha ouvido. Logo vem outra gestação, outro filho e você vai esquecer-se deste. Não se preocupe. Claro que essa amiga não fez isso, mas tinha muita vontade.

Nos meus sonhos, naqueles mais difíceis de serem realizados, eu desejo que os médicos e dentistas sejam mais humanizados. Será que é pedir muito??
Queria uma consulta que durasse meus 20 min de fama.
Bom, deve ser por isso que os médicos e dentistas investiram em clínicas chics e salas de espera confortáveis, com TV a cabo, com chá, café, biscoitos e cappuccino. Passamos mais tempo na sala de espera que dentro dos consultórios.
Daí quando perguntam: "Gostou do Dr.X?"
Você responderá: "Gostei sim, o café dele é maravilhoso, a poltrona macia, as revistas são atuais. E pude matar saudade da novela O Clone. Assisti o capítulo todo enquanto esperava minha vez de ser atendida".

Um comentário:

  1. Oiiiiii.... passando pra conhecer e SEGUIR!
    beijos segue lá tbm beijoks!!



    Érica Ribeiro
    www.ericaribeiro.com.br
    @ericafgribeiro

    ResponderExcluir